Idade | Desenvolvimento Receptivo | Desenvolvimento Expressivo |
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0-6 semanas | Reconhece a voz da mãe e de outras pessoas próximas | Começa a produzir sons, como choro, balbucio e murmúrios |
3 meses | Emite sons com mais variações tonais; balbucia repetidamente “ma-ma” ou “pa-pa” sem significado | Começa a imitar sons e a sorrir quando as pessoas falam com ele |
6 meses | Entende comandos simples, como “venha aqui”; diz a primeira palavra com significado | Usa gestos, como apontar, para se comunicar; emite sons que imitam a fala |
9 meses | Aumenta o vocabulário para cerca de 10 palavras; combina duas palavras para formar frases simples, como “mamãe, pão” | Usa gestos e palavras para se comunicar; diz “não” e “tchau” |
12 meses | Usa cerca de 50 palavras; fala frases curtas com duas ou três palavras; faz perguntas simples, como “o que é isso?” | Usa palavras para pedir coisas; imita sons e palavras |
18 meses | Usa frases mais complexas com quatro ou cinco palavras; usa pronomes e verbos no tempo presente; faz perguntas frequentes | Usa cerca de 200 palavras; usa frases com três ou mais palavras; usa verbos no infinitivo |
24 meses | Usa frases completas e gramaticalmente corretas; usa verbos no passado; conta histórias simples com começo, meio e fim; compreende regras gramaticais básicas | Usa can i mix boldenone with testosterone mais de 500 palavras; faz perguntas “por que” e “como”; usa pronomes pessoais |
30 meses | Usa frases mais longas e complexas; faz perguntas “por quê” e “como”; usa alguns verbos no futuro | Usa frases com quatro ou mais palavras; usa pronome possessivo e verbos no gerúndio |
36 meses | Entende ordens mais complexas; usa pronomes possessivos e demonstrativos; usa verbos no futuro | Usa frases com cinco ou mais palavras; usa adjetivos e advérbios; conta histórias mais elaboradas |
48 meses | Compreende e usa conceitos abstratos; fala claramente side effects of deca durabolin e usa vocabulário mais sofisticado | Usa linguagem quase adulta; faz perguntas complexas; usa palavras técnicas e abstratas |
4 classificação das dislexias centrais e periféricas
Dislexias Características Clínicas Características Neuroanatômicas Fonológica Dificuldade em relacionar letras e sons, dificuldade em ler palavras novas ou estranhas Prejuízo